top of page

As risadas não soam diferente em Mirandês

  • Foto do escritor: Contemporâneo Jornal
    Contemporâneo Jornal
  • 13 de jan. de 2024
  • 1 min de leitura

Atualizado: 23 de out. de 2024

Emílio Martins, professor de mirandês e membro da banda de rock agrícola, Pica & Trilha, espalha a cultura mirandesa através do humor.


ree
Dupla "Pica & Chan". Fonte: Facebook

Em 2014, Emílio Martins criou o projeto “Mirandês for kids, uma série de vídeos no Youtube que ensinam o básico da língua mirandesa através de brincadeiras do seu protagonista “Eimilho Pica”. Todos os vídeos têm, no mínimo, duas mil visualizações.

 

“Peguei em brinquedos das miúdas, calções de garota, uma camisa amarela, suspensores, um quadro da escola e resolvi fazer um vídeo em mirandês. Fiz numa brincadeira para entreter as minhas garotas, mas aquilo causou certo impacto”, é desta forma que Emílio explica como surgiu o projeto.



Apenas um ano depois, em 2015, Emílio também criou outro projeto: o “Pica & Chan”, junto ao seu amigo Jorge Campos. Os dois encarnam personagens, com o sotaque do planalto, que retratam por situações engraçadas da vida quotidiana de Miranda do Douro. Os vídeos foram um sucesso no Facebook e os dois já fizeram apresentações ao vivo. Às vezes, gravam os vídeos nas madrugadas, para que não interfira com o seu trabalho. 

 

 “Somos humoristas a nível local, com muita ruralidade e espontaneidade. Um vídeo sobre uma piscina teve 900 mil visualizações. Jorge diz que é sinal de que estamos atualizados. Eu digo-lhe que vai aparecer uma juventude que ‘vai nos comer as sopas’. Ele responde-me que ninguém mais vai gravar às seis da manhã. Divertimo-nos muito”, afirma Emílio.



Grande Reportagem

La lhéngua que ye l coraçon dua cultura 

por Lara Castro, Natalia Vásquez e Nádia Neto, em Miranda do Douro
janeiro 2024

bottom of page